Whatsapp

BLOG

Fique por dentro das últimas novidades:

28/12/2020

A HISTÓRIA DOS ROLAMENTOS

Sabemos que Rolamentos são elementos fundamentais para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos para diversos setores, mas vocês sabem como ele surgiu? Hoje vamos falar um pouco sobre a história dos rolamentos e de suas mudanças através do tempo.


Antigamente no Egito, trabalhadores (escravos) tinha a necessidade de carregar materiais para a construção de templos e monumentos e eles deslizavam esses materiais sobre troncos de árvores em uma espécie de “rolos”. Esse método tinha como objetivo aliviar o árduo trabalho dos escravos, aumentar sua produtividade e resolver seus problemas de fricção. O nosso capital de giro deve muito ao tronco de madeira, que também inspirou muitas das rodas que utilizamos atualmente. Este é o princípio de rotação que os une, ambos girando em torno de uma árvore. O desafio era assim: a luta contra o atrito, aumentando a velocidade de rotação e esse é o inicio da longa história dos rolamentos.


Os destroços de uma plataforma giratória dos navios do imperador Calígua, que foi encontrado no fundo do Lago Nemi em meados de 1930, mostram que tais rolamentos eram rudimentares, ou seja, simples desde a antiguidade. E esta plataforma pode ser considerada um dos primeiros exemplos de rolamentos axiais da história, que foi feito para suportar uma grande quantidade de peso e se movendo em volta de seu eixo.


No inicio do século XV, da Vinci ao perceber o principio da rotação, viu que os atritos seriam resolvidos se as esferas não se tocassem. E então desenvolveu algo semelhante aos separadores que conhecemos hoje, para que dessa forma as esferas se mantivessem fixas.


Da Vinci não viveu para construí-lo, mas futuramente seu projeto enfim sairia do papel para o mundo. Este mecanismo foi reinventado em meados do século XVIII durante a revolução industrial considerado o auge de sua história, quando foi patenteado na Inglaterra , feito com um eixo de carruagem equipada com um anel de esferas rolando nas ranhuras da seção transversal semicircular realizada no mesmo eixo.


No século XIX surgiram varias aplicações e melhorias para aquele rolamento que ainda era rudimentar, tornando isso possível através do campo e simultaneamente da tecnologia.
Como já dito o ponto histórico do rolamento foi a Revolução Industrial.  O volume de negócios foi adaptado ao seu meio ambiente (portanto, diferentes tipos de rolamentos) e contribuiu para o progresso técnico do desenvolvimento da indústria. A história dos rolamentos termina nos dias atuais sendo fabricados por grandes indústrias, importadores e exportados para todo o mundo. Hoje em dia temos uma grande variedade no setor de rolamentos tais como os do tipo: Esfera, cônicos, cilíndricos, autocompensadores, axiais entre outros.

  • Compartilhar:
  • ,
Voltar